A Corrente Sindicalismo Socialista Brasileiro – SSB, corrente classista do Partido
Socialista Brasileiro – PSB, se solidariza com a luta da APLB-Sindicato como entidade
representativa e com as trabalhadoras e trabalhadores em Educação do Estado da
Bahia.
Entende e solicita que sejam, imediatamente, negociadas as legítimas reivindicações das(os) profissionais em Educação e que sejam suspensas as ameaças de punições.
Durante a pandemia, as trabalhadoras e trabalhadores em Educação do Estado da Bahia estão trabalhando remotamente, desde março de 2020, usando para isso, os seus aparelhos de computadores, notebooks, tablets, celulares, internet, energia elétrica e ultrapassando sua carga horária e por isso não devem ser confundidos com quem não trabalha. O que querem é a garantia de permanecerem vivos e sem o risco de contaminar os seus familiares, pois muitos já perderam parentes por conta da COVID-19.
A Organização Mundial da Saúde – OMS e todos os Especialistas em Saúde afirmam que a imunização só acontece após a segunda dose da vacina. É importante considerar que a categoria da Educação só pôde ser vacinada após um ano do início da pandemia e não concluíram sua imunização.
A classe clama pelo diálogo, única ferramenta possível na Democracia. O retorno deve ser realizado quando for garantida a segurança sanitária. Entendemos que a escolha da vacina da Oxford/Astrazênica foi o que causou este embate, já que o período entre a primeira e segunda dose é de 12 semanas (três meses), mas já chegamos há mais de 10 semanas, faltando pouco para concluir com êxito o correto processo de imunização. Assim como falta, também, o Secretário de Educação fazer o planejamento da unidade e a gestão compartilhada e colaborativa entre os entes federativos.
Diálogo Governador, diálogo Secretário, esse é o caminho. A valorização das trabalhadoras e trabalhadores em Educação ajuda a construir uma escola pública socialmente referenciada e de qualidade e isso reflete na qualidade das cidadãs e cidadãos.
Joilson Cardoso – Secretário Nacional Sindical da SSB